Marolo / Araticum / Panã / Annona Crassiflora, Fruta de Cerrado.
Qual o outro nome do araticum?
Também conhecido como articum, panã, marolo, condessa, bruto ata, dentre outros nomes populares, o araticum é fruto típico do Cerrado brasileiro. Seu nome deriva do tupi que pode significar “fruto do céu”, “fruto mole”, ou ainda “árvore rija e dura”.
Quais são os nomes do araticum?
Nome Científico: Rollinia exalbida(Vell.) Mart. Nomes Comuns: ARATICUM. Família: Annonaceae.
Qual a diferença entre ariticum e fruta-do-conde?
Diferença entre araticum e fruta-do-conde Embora o araticum (Annona crassiflora Mart) seja da mesma família da fruta-do-conde, ele é maior e pode pesar mais até 3 Kg. Além disso, quando maduro, o araticum tem a casca toda marrom.
Qual é a fruta chamada articum?
O araticum-do-cerrado (Annona crassiflora), da família Annonaceae, é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, popularmente chamada de marolo, cabeça-de-negro ou bruto. Outros frutos que pertencem à família Annonaceae têm forma parecida com o araticum-do-cerrado, como a ata, também conhecida como pinha ou fruta-do-conde.
Qual a diferença entre graviola e araticum?
O que é Araticum-de-comer: Nome popular de uma fruta, o mesmo que graviola.
Para que serve o araticum?
Recentemente, um estudo da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, identificou que o extrato da casca do araticum ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e por doenças como o câncer, a catarata, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Quais são os benefícios da fruta araticum?
Os benefícios do araticum A presença de vitamina A, betacarotenos e quercetina, o caracteriza ainda como um possível aliado no combate ao envelhecimento precoce. As quantidades de potássio, cálcio, tiamina e riboflavina também são significativas e podem ser benéficas.
Para que serve o caroço do araticum?
As folhas e sementes do araticunzeiro são utilizadas para conter a diarreia, induzir a menstruação, além de serem usadas no tratamento de úlceras, cólicas, câncer de pele e reumatismo.
Quem tem problema renal pode comer araticum?
A nutricionista adverte que quem sofre de alguma insuficiência renal deve tomar cuidado no consumo dessas frutas. “Porque a quantidade de potássio é realmente considerável e não é benéfica em excesso para essas pessoas”.
O que pode ser feito com araticum?
É consumida ao natural, mas a polpa é muito utilizada também para sucos, sorvetes e doces. Uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade Católica de Goiás (UCG) observou que o araticum possui antioxidantes e ajuda na prevenção de doenças degenerativas.
Qual o sabor da fruta araticum?
O araticum é chamado cientificamente de Annona crassiflora, e também é conhecido em algumas regiões como marolo e araticum-do-cerrado. Suas principais características são: cor marrom quando maduro, formato arredondado, pesa cerca de 1kg por fruto e seu sabor lembra o de um abacaxi maduro.
O sabor do Araticum do Brejo fica maravilhoso se você ...
Qual o sabor do araticum?
Muito doce, de sabor marcante e com um aroma que perfuma o Cerrado na frutificação.
Como se come a fruta araticum?
O araticum pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, sorvetes, geleias e bolos.
Qual a diferença entre fruta do conde e ariticum?
A fruta-do-conde, é menor, com a casca mais rugosa e é bem redondinha. Ambas são saborosas e levemente doces. Ajudam a regular os níveis do mau colesterol (LDL) e são indicadas para o tratamento de anemia, diarreia e desnutrição.
Pode comer araticum?
Essa polpa pode ser imediatamente utilizada em doces, sucos, geléias, iogurtes ou conservada em sacos plásticos por meio de congelamento. Depois de um ano, nessas condições, apresenta o mesmo sabor e coloração.
Quais os benefícios do araticum para a saúde?
Recentemente, um estudo da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, identificou que o extrato da casca do araticum ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e por doenças como o câncer, a catarata, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Pode comer a fruta araticum?
O araticum pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, sorvetes, geleias e bolos.
Como se come araticum?
Na culinária, o araticum-do-cerrado é a espécie mais bem aproveitada da família Annonaceae. Além de seu consumo in natura, também são produzidos, a partir dele, bolachas, geleias, sucos, licores, bolos, sorvetes, doces, entre várias outras receitas.
Quem tem diabetes pode comer articum?
Por isso, a fruta-do-conde parece contribuir para regular os níveis de insulina e ajudar a controlar a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.