Blog

Confira 5 dicas para ingressar na carreira bancária (e ter SUCESSO!)

A carreira bancária costuma ser atrativa devido aos seus salários acima da média do mercado, ingressar no mundo bancário é o sonho de diversas pessoas, além da remuneração os horários para pessoas que estudam são reduzidos o que fazm com que muitos jovens optem pelos programas de trainees bancários. Apesar de tantos pontos positivos deve-se ter em mente que a responsabilidade vem atrelada aos cargos seja no caixa ou em posições de liderança.

Programa Jovem Aprendiz

Uma boa opção para os jovens que querem ingressar no universo bancário, mas possuem dúvidas a respeito da área, são os programas Jovem Aprendiz. É possível realizar o cadastro através do site de alguns bancos, para isto mantenha o seu currículo Jovem Aprendiz organizado e atualizado, um bom currículo é importante nos processos seletivos. Esteja atento aos processos seletivos, uma boa oportunidade é o programa Jovem Aprendiz Bradesco 2021.

Esse tipo de oportunidade possibilita a compreensão da rotina bancária, além de serem ofertadas remunerações interessantes para quem está ingressando no mercado de trabalho.

Elabore um bom currículo

Apesar da foto não ser item obrigatório nos currículos ela é uma boa opção, pois além do texto é possível se apresentar e ter uma boa imagem através da fotografia. Elabore um currículo objetivo, sem enrolações, de uma página caso seja possível para facilitar o processo de leitura.

Envie sempre em formato PDF para as instituições financeiras de seu interesse. Há diversos currículos nos bancos de dados, não seja mais um arquivo, busque qualificação e transfira isso para o seu currículo.

Programas de trainees

O programa trainee é a mais tradicional forma de ingresso no mercado financeiro, por meio dele, jovens talentosos são selecionados e preparados para cargos de liderança. A concorrência costuma ser grande, estude a fundo os programas que irá disputar uma vaga, e busque pelas concorrências dos anos anteriores.

Pesquise sempre

Saiba quem é a empresa e extraia o máximo de informações, um bom candidato conhece bem a instituição que está concorrendo a uma vaga. Se possível vá a instituição antes e observe as roupas utilizadas pelos funcionários. Além de entender de negócios é necessário mergulhar neste universo conhecendo suas diversas áreas de atuação. Mostre que tem conhecimento da empresa, mas também de seus concorrentes, pois um bom candidato conhece todo o mercado, esse tipo de conhecimento vai ajudar o candidato a tomar a melhor decisão.

Esteja preparado

O mercado financeiro exige o conhecimento da língua inglesa, seu domínio é essencial para conquistar uma vaga em instituições bancárias. Caso tenha um nível básico busque avançar, mas não minta no processo seletivo. Comprove também que tem conhecimento técnico, se destaque e seja autêntico.